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7 dicas para economizar na mudança

Postado dia 02 de dezembro de 2019

Vai se mudar? Aprenda a seguir que economizar em alguns setores pode fazer com que esse processo seja mais prático e satisfatório

Só quem já foi responsável por uma mudança alguma vez na vida sabe que esse é um processo que requer planejamento, pesquisa, avaliação financeira, documentos burocráticos, tempo para organizar móveis e outros pertences e, claro, algum investimento em dinheiro.

Para evitar imprevistos mais sérios, o ideal é que você não faça a sua mudança com pressa para ser capaz de enxergá-la por uma perspectiva que seja tanto prática quanto econômica. A seguir, ajudaremos você a se mudar fazendo economia. Confira:

1. Hora da planilha!

Nada melhor do que visualizar suas tarefas e estimar o quanto a realização de cada uma delas vai custar.

Para isso, crie uma planilha em seu computador e adicione uma coluna com todas as coisas que você precisa fazer e, ao lado, outra com a estimativa de preço de cada uma delas. 

Você pode começar suas tarefas com: 

  • Serviços de retirada de documentos ou gastos com despachante, em caso de mudança Internacional (se preferir pagar para que um profissional assuma o que for possível da parte de documentos e burocracias);
  • Serviços de seguradora;
  • Taxas de limpeza; 
  • Possíveis reparos no atual e no novo imóvel;
  • Frete e gastos relacionados (pagamento de pessoal, compra de embalagens e afins);
  • Venda de móveis ou outros itens (uma forma de ganhar dinheiro durante a mudança);

Sabendo quanto esses serviços e tarefas vão custar, você pode fazer ajustes que caibam em seu orçamento sem o medo de que os gastos saiam do controle. Vale frisar que gastos extras com contas inesperadas podem acontecer apesar desse planejamento prévio, mas são muito mais prováveis quando não há planejamento algum.

2. Armazene o que for preciso

Se você estiver de mudança temporária para outra cidade por causa do seu trabalho ou de um intercâmbio, por exemplo, talvez não tenha como levar tudo o que você tem para a nova casa. 

Nesse tipo de situação, uma saída prática e realmente econômica é alugar um box para armazenar móveis, roupas, documentos, aparelhos eletrônicos, livros e os mais diversos objetos. 

As empresas que oferecem esse serviço geralmente cobram pelo metro cúbico utilizado, sem taxas adicionais de condomínio, IPTU, contas de luz ou de água, confirmando-se como um serviço econômico e muito útil.

3. Esse é o seu primeiro apartamento?

Se esse é seu primeiro imóvel e você não tem muita coisa para colocar nele, especialmente se está morando sozinho pela primeira vez ou se sempre alugou apartamentos mobiliados, é preciso se lembrar de itens básicos que possam não estar presentes logo depois da sua chegada, como um chuveiro instalado ou produtos de limpeza/higiene e móveis essenciais, como cama e mesa com cadeiras. 

Planeje tudo isso com antecedência e evite ser obrigado a fazer compras apenas em loja com pronta-entrega que possam entregar no mesmo dia (o que acaba saindo mais caro).

4. Dicas para fazer seu orçamento com mais precisão

Por mais que os tempos sejam de trocas de mensagens, talvez você precise fazer algumas ligações para buscar informações sobre preços e fazer agendamentos prévios. 

Use a internet a seu favor e encontre telefones de seguradoras, empresas de aluguel de self storage, frete, lojas de embalagens e por aí vai. Assim, você pode fazer uma pesquisa de preços e escolher a melhor opção, conseguindo calcular os valores com antecedência e evitar prejuízos ou sustos.

Você também pode solicitar orçamentos online em muitos casos, o que é ótimo para ter todo o acordo registrado, caso seja preciso no futuro.

5. Crie um fundo de contingência 

Ainda que você planeje todos os gastos centavo a centavo, é fundamental ter um valor reservado para um fundo de contingência, que serve para cobrir despesas de última hora. 

Adicione, naquela planilha que você fez com os gastos, um item chamado Fundo de Contingência, para que você visualize esse valor. O ideal é que esse fundo seja igual à 5% do valor total da sua mudança.

6. Reutilize!

Antes de gastar dinheiro comprando embalagens ou rolos de plástico bolha, veja se suas coisas não cabem em caixas reaproveitáveis, como as de eletrodomésticos ou até as que alguns supermercados costumam descartar e doar para quem busca. 

Além disso, veja se você pode usar jornais velhos para embalar itens quebráveis e tecidos para preencher o espaço entre os objetos que estão encaixotados.

7. Fale sobre os gastos com seu empregador

Se a mudança estiver acontecendo devido ao trabalho, fale com seu empregador sobre os custos que ele vai cobrir. Acredite: isso pode diminuir muito a sua tabela de gastos! 

***

Agora que você já aprendeu algumas maneiras simples de economizar na hora de fazer sua mudança, é só colocar em prática e comemorar os resultados.

Para estocar móveis, roupas, livros, eletrodomésticos, documentos e o que mais não puder ser levado com você, a StockBox pode ser a solução. A empresa já é consolidada no mercado e se adaptou para atender aos mais diferentes perfis de clientes.

Os boxes são arejados, contam com iluminação natural, portaria 24h, portas com aberturas completas e podem variar de tamanho, conforme a sua necessidade. 

Você pode alugar o espaço pelo tempo que for preciso, de semanas a meses, sem burocracia nem custos extras com condomínio ou contas de água e luz.

A StockBox também oferece serviços de embalagem e transporte. No caso das embalagens, você pode solicitar um orçamento específico de caixas, pallets, adesivos e afins - o custo adicional é baixo e costuma valer a pena!

Faça seu orçamento online ou na unidade Matriz Curitiba – PR 41-4063-9876 e descubra como resolver seus problemas de espaço rapidamente, com segurança e preço justo. É rápido e fácil.

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